Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Combates às Doenças e Parasitas das Plantas Frutíferas

autor: Redação RuralNews
data: 10/02/2014

 
Entre as doenças e parasitas que atacam as plantas frutíferas, temos:
 
- mal de sigatoga - bananeira;

 
- antracnose - mamão, manga, uva, etc.;

 
- entomosporiose - marmelo;

 
- ferrugem - araçá, figo, jabuticaba, goiaba, pêssego;

 
- gomose - plantas diversas;

 
- melanose - laranjas;

 
- verrugose - laranja, abacate;

 
- sarna - ameixa, maçã, pêra, pêssego.

A "calda bordaleza", embora um "remédio" antigo é um dos mais eficientes no combate a essas e outras doenças. Também a "calda sulfocálcica" a 12% é usada para pulverização preventiva, logo após a poda e antes do início da brotação. Existem no mercado outros produtos a disposição do agricultor, mas qualquer utilização só deve ser feita após uma consulta a um agrônomo ou técnico agrícola.

As parreiras, marmeleiras e figueiras devem ser pulverizadas com calda bordaleza a 1%, várias vezes durante o seu ciclo vegetativo. É aconselhável uma pulverização com calda bordaleza a 1% em abacateiro, araçazeiros, goiabeiras, laranjeiras, mamoeiros, mangueiras, pessegueiros, etc., logo que os frutinhos já estejam formados, para protegê-los.

Os frutos podem ser protegidos das moscas das frutas, pulgões, cochonilhas, ácaros, etc., com pulverizações de inseticidas ou envolvendo-os com saquinhos de papel, principalmente contra as moscas, quando ainda pequenos ou na época do amadurecimento.

Outras pragas que atacam as plantas frutíferas são as brocas, que nelas penetram pelas pontas finas (ponteiros) passando depois para os galhos grossos, como acontece nas laranjeiras; diretamente no tronco, como nas goiabeiras e jabuticabeiras, ou nas raízes das bananeiras.

Quando as brocas estão nos galhos finos, basta cortá-los e depois queimá-los, liquidando com as larvas, ao passo que quando no tronco, devemos raspá-lo até encontrarmos as larvas, para matá-las. Quando, porém, elas estão em galerias profundas, dentro do tronco, devemos inundar essas galerias com formicida e depois tampá-las para que as larvas morram.

Podemos, também, proteger as frutas colocando-as dentro de saquinhos de plástico, pois isso evita o ataque de pragas, doenças e de alguns pássaros e morcegos. Elas devem ser ensacadas novas, quando ainda estão do tamanho de uma azeitona.

Formigas, principalmente saúvas e quém-quém, são grandes inimigas dos pomares. Devem ser combatidas, o que pode ser feito com iscas especiais pois, em uma só noite, podem causar grandes estragos e enormes prejuízos, não só nos pomares mas também em outras plantações.
 
 
 
 
 
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

ilustracao do produto DVD : Biodiesel - O Negócio do Século
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre
ilustracao do produto LANÇAMENTO!! - DVD : Pelagem - Resenha e Exterior do Cavalo
R$ 126.00
em até 4x sem juros
botao compre

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb