Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Cobras venenosas e não-venenosas

autor: Redação Ruralnews
data: 15/07/2013

 
As cobras são animais que podem causar problemas a homens e animais mas, normalmente, apenas as cobras venenosas são perigosas. Por essa razão, veremos quais são as características desses dois grupos.

Cobras venenosas

Têm a cabeça triangular, destacada do corpo e com escamas miúdas. Suas pupilas são estreitas e verticais. Há uma fosseta lacrimal de cada lado, entre o olho e a narina. As escamas do corpo são compridas, pontudas e ásperas, dando à cobra um aspecto sem brilho.

A cauda é curta e mais ou menos distinta do corpo, porque afina rapidamente, apresentando o chocalho, no caso da cascavel e o esporão, na surucucu. Essas cobras têm hábitos noturnos e são lerdas e vagarosas e dão o bote quando se sentem provocadas ou quando estão caçando. São ovovíparas (seus ovos são incubados dentro da própria mãe) e seus filhotes, desde o nascimento, já possuem veneno sendo, portanto, perigosos

As cobras venenosas são agrupadas de acordo com o perigo que representam. Podem ser divididas em dois grupos:

As que raramente envenenam homens e animais domésticos, em virtude de seus hábitos ou por não possuírem os dentes apropriados para inocular o veneno (as corais, a boipeva, a caninana, a jararacuçu-do-brejo, a muçurana, a cobra-verde, etc.). O outro grupo é o das cobras realmente perigosas que, possuindo as presas, dão o bote e ?picam? a vítima, injetando-lhe o veneno. É este o grupo que deve ser analisado com mais cautela, pois estas são as cobras mais perigosas e causam grandes males, como a invalidez ou morte de grande número de homens e de animais. Neste grupo, podemos destacar a cascavel, a surucucu e as jararacas.

Cobras não-venenosas

Apresentam uma cabeça alongada, mal destacada do corpo, coberta de placas e não de escamas. Seus olhos são grandes, com pupilas circulares e não apresentam as fossetas lacrimais, como as que possuem as cobras venenosas. Suas escamas são achatadas, dando às cobras um brilho e um aspecto de liso e escorregadio.

São animais de hábitos diurnos, ágeis e espertas. Não dão bote e fogem quando são provocadas. São ovíparas (colocam ovos que são incubados no exterior do organismo materno), pois seus ovos precisam ser incubados de 21 a 60 dias.

Algumas cobras fogem a essas regras, como a sucuri e a jibóia, que não são venenosas mas possuem a cabeça destacada do corpo, enquanto que a surucucu, uma das mais perigosas, é ovípara. Ainda, como exceções, temos venenosas com a cauda comprida que se afina aos poucos, enquanto outras, não-venenosas, a têm curta e distinta.

As cobras não-venenosas podem ser agrupadas em espécies grandes, subterrâneas (sucuris e jibóias), pequenas e subterrâneas (cobras-cegas) e aquáticas (corais d'água).

Veneno

É um líquido incolor ou amarelo, grosso e um pouco ácido. Alguns venenos atacam o sangue, outros os nervos e outros, ainda, o sangue e os nervos ao mesmo tempo. Sua quantidade varia de acordo com a espécie e a cobra (tamanho, idade, saúde, região em que vive, etc.). As que mais o produzem são a jararacuçu e a surucucu, com 5 a 6cc, embora a média seja de 1cc, enquanto que as cascavéis e jararacas dão somente 0,10cc de veneno. Cobras de zonas quentes produzem mais veneno.
 
 
 
 
 
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

ilustracao do produto DVD : Leite Agroecológico - Pastoreio Voisin & Homeopatia
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre
ilustracao do produto DVD : Hortaliças em Estufas
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb