Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Tanques para girinos

autor: Redação RuralNews
data: 10/02/2014

 
Suas características são as mesmas dos tanques para reprodutores, mas quando não tem a ilha. A diferença é que estes são utilizados para colocarmos os girinos quando saem dos tanques-rede. Quando eles são colocados nesses tanques, há uma verdadeira explosão de crescimento, tal a rapidez com que se desenvolvem e ganham peso.

Os girinos devem ficar nesses tanques até completarem a metamorfose. Devem ter 60cm de profundidade, com sua lâmina d"água de somente 40cm, profundidade esta que dá excelentes resultados. Não devemos misturar lotes diferentes de girinos, no mesmo tanque, se não forem do mesmo tamanho e da mesma idade, para evitarmos o canibalismo, para facilitar o cálculo das rações e para que não terminem a metamorfose em épocas muito diferentes.

Esses tanques são do tipo trincheira, cavados na terra e com fundo e paredes de terra nua. Suas paredes devem ser inclinadas para diminuir os riscos de erosão de desabamentos. Devemos, também, evitar os cantos, "disfarçando" os seus ângulos. Esses tanques devem ser cobertos por plástico ou tela de náilon de malhas finas, de 2 ou 2,5mm, para evitar a entrada de predadores ou de competidores, por menor que sejam, inclusive insetos. Conhecemos um ranário no qual, de um lote de 20.000 girinos de um tanque, só sobraram menos de 1.000, porque o tanque em que foram colocados não possuía a tela de proteção e eles foram atacados por larvas de libélula (lavadeira). Essa cobertura pode ser geral, para vários tanques ou, então, uma especial, para cada um deles.

Quando ficam dentro de galpões ou viveiros, devem ser protegido por telas ou redes de náilon de malhas finas de 2 ou 2,5mm, formando suas laterais e cobertura.

Outra técnica a ser usada é a cobertura de cada tanque, independentemente, com uma armação com plástico, ao rés do chão ou apoiadas sobre muretas baixas, de 30 ou 40cm de altura e tela de náilon, para impedir a entrada de predadores. Este método economiza material e mão-de-obra e a cobertura de plástico aquece a água e o ambiente, acelerando a metamorfose. As paredes de tela de náilon arejam e ventilam o ambiente. Esses tanques devem ter rampas ou lados bem inclinados para que, terminada a metamorfose, os imagos ou rãs jovens possam sair da água e ir para a terra, iniciando sua vida terrestre ou melhor, anfíbia, pois já respiram o ar atmosférico. Além disso, iniciam suas caçadas a insetos, porque sua alimentação, também, já se transformou de herbívora para carnívora pois seu alimento natural passou a ser composto por animais vivos como, por exemplo, os insetos.

Quando esses tanques não oferecem as condições necessárias, os imagos devem ser transferidos para os tanques de recria e engorda de girinos. Os tanques para girinos não devem ter vegetação dentro da água. Nas suas bordas, ela pode existir, desde que baixa, somente para evitar erosão e para facilitar a subida das rãs, da água para a terra.

O número de girinos deve ser calculado por litro de água e de acordo com seu tamanho e a sua idade. Assim sendo, podemos colocar normalmente, nesses tanques e por litro de água, 20 a 25 girinos de até 1 mês de idade; 10 de 2 meses; 4 a 6 de 3 meses e somente 1 girino de 4 ou mais meses de idade. Esse número poderá ser bem maior, de 120 a 130, por litro de água, quando desejamos provocar o canibalismo entre eles, para que os menores sirvam de alimento para os maiores. Nesses tanques, os girinos chegam a dobrar de peso todas as semanas, em limites de 50 a 203%.
 
 
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

ilustracao do produto DVD : Inseminação Artificial em Caprinos e Ovinos
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre
ilustracao do produto DVD : Equipamentos de Proteção Individual para o Manejo Seguro de Agrotóxicos (E.P.I)
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb