Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Fertirrigação

autor: Redação RuralNews
data: 21/07/2017

A irrigação é uma das práticas mais importantes para o sucesso e a maior produtividade de uma plantação, pois lhe fornece a água de que necessita. Além disso, os materiais e os equipamentos empregados na irrigação, vêm sendo aperfeiçoados e melhor aproveitados porque, além da água, eles podem distribuir, também, fertilizantes e outros produtos químicos, o que facilita muito processo de fertilização da lavoura. Este processo, conhecido como fertirrigação, é mais rápido e econômico.

A fertirrigação tem apresentado excelentes resultados, com um melhor aproveitamento dos fertilizantes e uma produtividade bem mais elevada da lavoura. Por esses motivos, o seu emprego vem se generalizando em todos os países nos quais a agricultura apresenta um maior e melhor desenvolvimento.

O emprego da fertirrigação é muito importante, porque os recursos naturais hídricos e a disponibilidade de terras cultiváveis estão ficando cada vez mais limitados em todo o mundo e a necessidade de otimizar estes recursos é cada vez mais urgente. Por esse motivo, a agricultura intensiva será, sem dúvida, o caminho a seguir. Para isso, no entanto, se tornam indispensáveis o uso de fertilizantes, de produtos químicos e da água, pois a irrigação é sempre um fator vital.

Na produção agrícola é muito importante a produtividade com menor custo possível, para que o preço final dos produtos seja competitivo, permitindo a sua venda, tanto no mercado interno, quanto para a exportação, principalmente com o crescente aumento na competitividade nos mercados internacionais.

Não só o preço dos produtos é importante: para exportá-los é necessário, principalmente, que eles apresentem uma excelente qualidade. É por esse motivo que a fertirrigação é de máxima importância pois, além de ser mais prática e econômica do que os métodos tradicionais, ela é mais eficiente para a distribuição da água dos fertilizantes, o que garante a qualidade dos produtos colhidos.

Atualmente, em muitos países, ela já é empregada em, praticamente, 100% das instalações de irrigação por gotejamento, sendo considerada como uma das principais causas das altas produtividades obtidas.

No Brasil, a fertirrigação teve início nos anos 70, com o emprego da vinhaça, em cana de açúcar. Sua aplicação de generalizou por todo o país, atingindo um grande desenvolvimento na década de 90, passando a ser empregada pelos produtores em muita outras atividades como a horticultura, floricultura e as plantações de café e de frutas, entre outras.

Embora os custos para a implantação da fertirrigação possam parecer mais elevados ou onerosos do que os referentes a outros métodos, isto não ocorre, porque os injetores dos produtos fertilizantes são mais baratos do que as adubadeiras convencionais. Além disso, há uma grande economia de mão-de-obra e de energia para a sua aplicação e, ainda, diminui muito a perda de fertilizantes.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb