Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Mosca drosófila para alimentar rãs, peixes e outros animais

autor: Redação RuralNews
data: 19/04/2013

As drosófilas, ou moscas da banana, são um excelente alimento para diversos animais como rãs, peixes, inclusive os marinhos, lagartixas, lagartos, etc. Medem alguns milímetros apenas, de comprimento, sem as asas.

Criação
 
Podem ser criadas com facilidade. Para isso, basta prendê-las em um vidro de boca larga e com uma tampa de pano ou tela de malhas bem finas, para que entre o ar mas não deixe passar as moscas. No fundo desse vidro deve ser colocada uma pasta de banana amassada com aveia e à qual são juntadas algumas gotas de violeta genciana, para evitar que mofe. A temperatura indicada como a melhor é de 25 ºC.

As larvas são daí tiradas e lançadas ao peixes, rãs ou outros animais, que as devoram avidamente. Os insetos adultos são mais apreciados, ainda, por aqueles animais.

Existe uma mutação de drosófila, com asas atrofiadas, melhor para criar e para fornecer como alimentos, porque não voam, sendo mais fáceis de serem manejadas e capturadas pelos animais. Sua criação, no entanto, não é tão produtiva quanto a da mosca normal.

São alimento quase indispensável para uma série de animais como, por exemplo, pequenos sapos e rãs, camaleões recém-nascidos, Phelsuma, bem como para beija-flores, etc.

Coleta para iniciar a criação
 
Para capturar as primeiras moscas para a criação, basta deixar um frasco aberto, com banana dentro, ao ar livre ou em uma panela, pois as moscas entrarão nele e serão capturadas. É aconselhável, no entanto, que seja colocado, na boca do frasco, um papel com 2 ou 3 pequenos furos que permitam a passagem das pequeninas moscas da banana, mas não de outras moscas maiores. Dessas "armadilhas", elas devem ser transferidas para os frascos de criação, já descritos anteriormente.

A reprodução dessas moscas é muito rápida e 8 dias depois já começam a surgir as primeiras moscas, nascidas das pupas. Levam 14 dias para atingir a idade adulta ou maturidade sexual, ficando aptas à reprodução. Para que haja continuidade na criação, é necessário que sejam preparados frascos para a produção de cada uma das sucessivas gerações.
 
 
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

ilustracao do produto DVD : Hidroponia Comercial - Oportunidades & Negócios
R$ 96.00
em até 4x sem juros
botao compre
ilustracao do produto DVD : Super Novilho Nelore Precoce
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb