Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Recria e engorda das codornas

autor: Redação RuralNews
data: 13/01/2014

 
Recria

A recria é o período de crescimento das codornas, desde que dispensam o calor artificial até serem selecionadas para a reprodução ou abate (engorda).

Engorda

A engorda é o período, após a seleção, no qual as codornas são separadas em lotes para a produção de carne e durante o qual, em geral, podem receber uma alimentação especial para engorda, devendo ser levado em consideração que elas são abatidas entre os 30 e 45 a 50 dias de idade.

A recria e a engorda das codornas podem ser feitas no solo, sobre uma cama de material absorvente como a marvalha fina, capim seco e picado, sabugo de milho triturado, etc., ou em baterias. Temos, ainda, um terceiro método, o misto, que consiste em manter as codorninhas até 15 dias sobre a cama e depois colocá-las em baterias.

A engorda no chão tem, entre outros, os inconvenientes de as codornas consumirem mais 3 a 5% de ração para obterem o mesmo peso que obteriam nas baterias e, ainda, estão mais sujeitas a doenças, principalmente à coccidiose. É, por essa razão, pouco empregado na criação comercial ou industrial dessas aves.

A recria e engorda, em baterias, tem uma série de vantagens sobre o método anterior sendo, por esse motivo, o mais usado nas criações comerciais e industriais. As baterias podem ser de folhas metálicas, madeira ou arame galvanizado mas, sempre, com o piso de tela de arame, de preferência, com malhas retangulares e de 10mm, para facilitar a passagem dos excrementos. Existem, no comércio, vários tipos, tamanhos e modelos de baterias, de acordo com a marca ou fábrica que as produzem.

Cada gaiola deve medir 13 a 15cm de altura, por 20cm de comprimento e 15cm de largura. O espaço entre o piso da gaiola e a bandeja deve ser de 5cm. Para fêmeas, o piso deve ser inclinado e ter mais 8cm na sua parte da frente, para ai serem colhidos os ovos.

Essas baterias ou gaiolas são equipadas com comedouros retangulares, medindo 10 a 12cm de largura e uma profundidade de 5 a 8cm. O seu lado que fica encostado à parede da gaiola deve ter a beirada virada para dentro, para evitar a queda e o desperdício de ração, pois as codornas têm o hábito de ciscar a ração para catar os grãos maiores ou os alimentos de que mais gostam, o que faz com que entornem muita ração, quando a beirada do comedouro não é virada. Pelos mesmos motivos, a parte de fora do comedouro deve ser mais alta e virada para fora, para reter melhor a ração.

As grades das gaiolas só devem permitir a passagem da cabeça e do pescoço das codornas, para que possam alcançar a comida.

Quanto à iluminação ou claridade, deve atingir mais os comedouros com a ração, pois uma luminosidade mais intensa, sobre as codornas, faz com que fiquem excitadas, briguem mais, dispendam mais energia e gastem, consequentemente, maior quantidade de ração para o mesmo ganho de peso que teriam sob uma luz menos intensa.

Período de engorda e época de abate

Normalmente, as codornas são abatidas dos 30 aos 45 dias de idade, embora alguns criadores as abatam com 50 a 55 dias. Não cremos ser vantajosa essa prática porque, quanto mais velha a ave, depois de certa idade, maior será seu índice de conversão, o que significa um gasto maior de ração, para obter o mesmo peso vivo. Existe uma tendência entre os criadores para abater as codornas com 28 a 30 dias de idade, ou seja, quatro semanas.

O rendimento líquido das carcaças é de 75 a 78%, tanto de fêmeas quanto de machos, embora as fêmeas da mesma idade tenham, em média, um peso vivo superior ao dos machos. Com cinco semanas de idade, as codornas atingem, em média, 100 a 120g e até 170 a 180g quando alcançam 45 dias.
 
 
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

ilustracao do produto DVD : Super Novilho Nelore Precoce
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre
ilustracao do produto DVD : Hidroponia Convencional
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb