Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Espécies e raças de faisões

autor: Redação RuralNews
data: 09/12/2013

 
Faisão comum (Phasianus Colchicus L.). Provém de um grande número de hibridações e mestiçagens, sendo difícil estabelecer com certeza a sua origem. É, por esta razão, muito difícil a obtenção de exemplares puros. Deriva principalmente do faisão Colchicus. Suas qualidades principais são o belo colorido, bom peso e vôo rápido.

As cores do Colchicus puro são: cabeça verde com reflexos metálicos, pescoço verde azulado, parte baixa do pescoço laranja raiado de púrpura e o peito castanho-pardo, arroxeado. Põe de 16 a 18 ovos e o período de incubação é de 23 a 25 dias.

Faisão de colar (Phasianus Torquatus). É considerado por muitos criadores como uma variedade do comum. Produz com muita facilidade e é precoce. As fêmeas são boas poedeiras e dão boa porcentagem de ovos fecundos. Cruza com facilidade com as outras espécies semelhantes. É o que melhor se adapta à criação em viveiros.

A cabeça e o pescoço são verde-escuro com reflexos violáceos. Possui um colar branco que lhe é característico e cauda verde pálido. As fêmeas são marrons de penas escuras com barras negras e marrons escuras. Põem de 18 a 20 ovos e seu período de incubação é de 23 a 24 dias.

Faisão mongol (P. Colchicus Mongolicus). Chega a pesar 1.800 gramas quando limpo. É rústico, precoce e muito fecundo. As fêmeas põem mais ou menos 40 ovos e sua incubação dura 23 dias. Seus mestiços ou híbridos são melhores do que os puros, para o corte, por terem carne melhor e mais saborosa. Apresentam um belo colorido.

Faisão Venerado (P. Veneratus). Originário da China, possui uma cauda muito comprida, que chega a atingir 2 metros. Possui uma linda plumagem e é de fácil criação em cativeiro. Cruzado com o faisão comum, dá híbridos estéreis.

Faisão dourado [Phasianus (Chrysolophus) Pictus L.]. É originário da China e uma das espécies mais espalhadas. Os machos são aves lindíssimas, caracterizando-se por um penacho brilhante, amarelo-dourado, cobrindo toda a cabeça e caindo, como um manto, sobre todo o pescoço. Possui uma cauda muito comprida. Sua postura vai de 10 a 30 ovos e a incubação dura de 23 a 24 dias.

Faisão Lady Amherst [P. (Chaysolophus) Amherstiae Lealdi]. Originário da região que compreende o Tibete, China e Grande Mongólia, é uma ave muito bonita e parecida com o faisão dourado, tendo o topete e as variadas cores. É o que mais facilmente cruza com outras espécies, dando animais de belas cores.

Faisão prateado (Nycthemerus Argentatus). É muito criado no Japão e na China, que é o seu país de origem. Muito "brigador", ataca e vence os outros faisões e mesmo galos domésticos. É um dos melhores para a criação porque muitas vezes as fêmeas põem os ovos, chocam e criam os filhotes. É melhor, porém, que os ovos sejam chocados por galinhas. Vive muito, havendo casos de alguns viverem 20 anos em cativeiro.

Devido ao seu grande tamanho, produz muita carne, mas ela não é tão saborosa quanto a de outras espécies. Possui um topete negro-brilhante, cara vermelha com pequenas carnosidades que parecem com a crista e barbelas dos galos. Em sua plumagem, predominam as cores preta e branca. As fêmeas são menores, de cor predominantemente parda e põem de 18 a 20 ovos.

Faisão Swinhoe (Gennseus Swinhoii). É uma raça originário da Ilha de Formosa. O macho é muito bonito e "brigador", possui um penacho branco e azul e carúnculas vermelho-vivo. É monógamo, isto é, vivem em casais fixos. As fêmeas põem cerca de 15 ovos e o período de incubação é de 26 dias. Para que os filhotes sejam bem criados, é preciso viveiros com parques.
 
 
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

ilustracao do produto DVD : Cultura do Milho Para Alta Produtividade
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre
ilustracao do produto DVD : Guia Prático da Doma - Iniciação de Potros (3 DVD's)
R$ 126.00
em até 4x sem juros
botao compre

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb