Na reprodução dos suínos, só devemos empregar as melhores porcas e, por essa razão, devem ser descartadas as que apresentem, entre outros, os seguintes problemas:
- desmamem menos de 7 ou 8 leitões por ninhada;
- as com problemas de cio (falta, irregularidade, permanente, curto) ou que não apresente cios;
- que não sejam boas parideiras e boas criadeiras;
- com menos de 12 tetas;
- cujos filhos nascem defeituosos ou fracos por serem defeitos hereditários.
Instalações
Numa pequena criação, podem ser uma simples pocilga de madeira ou alvenaria e com piso de cimento tendo, em uma extremidade, um estrado de madeira para os animais se deitarem e, na outra, um tanque, de preferência de água corrente para eles se banharem.
Há necessidade de um bebedouro com água sempre limpa e fresca, pois o porco é um animal muito limpo e que só bebe a água do banho se não houver outra. Devemos colocar, também, um cocho para as "comidas", mas que seja fácil de limpar e de lavar.
Quando, no entanto, temos porcas criadeiras, devemos ter uma pocilga-maternidade, diferindo sua construção, das outras, porque ela deve ter, presa às paredes, mas delas separadas uns 20cm e outros 20cm de altura do chão, uma barra ou cano de ferro para evitar que a porca, ao se deitar, mate algum leitãozinho esmagado contra a parede.
A pocilga deve ter uma parte coberta, bem como um corredor para exercícios. No portão que se abre da pocilga para o corredor, deve haver uma passagem que pode ser aberta ou fechada, somente para os leitões. Se quisermos criar 2 porcas "soltas", devemos ter um cercado de 300m².