Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Prática de criação de ovinos

autor: Redação RuralNews
data: 09/04/2014

 
Os ovinos ou carneiros, de acordo com a sua raça, podem ser criados para a produção de lã, de lã e carne ou somente de lã.  Em qualquer dos casos, porém, o principal fator de sucesso é a qualidade dos reprodutores, que devem ser muito bem selecionados , devendo ser sadios, fortes, resistentes, com um bom desenvolvimento, com um corpo profundo e com uma boa musculatura e com as características da sua raça. O seu produto mais importante, a lã, deve se analisada sob três aspectos: quantidade, qualidade e finura. Para a reprodução devem levados em consideração, os ítems que se seguem.

Cio e monta

É a excitação ou desejo sexual da fêmea. Ele se manifesta na ovelha, quando ela atinge a puberdade, o que ocorre quando ela atinge 6 a 7 meses de idade, ficando apta para a reprodução. Ela, porém, só deve ser acasalada, pela primeira vez , quando estiver com l2 a 15 meses de idade. O cio se repete a cada l6 ou l8 dias e sua duração é de 24 a 30 horas.

Sintomas do cio

A ovelha quando entra em cio fica inquieta, agoniada e perde o apetite. Suas mucosas vaginais ficam avermelhadas, e entumecidas e secretam um líquido viscoso, para lubrificá-las, facilitando a penetração do pênis, durante o acasalamento. pois, nesse período, ela, não só se deixa cobrir, pelo macho, mas até o procura. Os machos podem entram na reprodução, depois dos l2 meses de idade.

Coberturas

Podem ser realizadas por três métodos:
 
1- livre, sendo o carneiro solto, livre, com o rebanho;
 
2- controlado, sendo as ovelhas em cio, soltas com o macho e
 
3- à mão, quando a fêmea é contida pelo criador ou em tronco de cobertura . A melhor época para as montas é a primavera, para que os cordeiros nasçam no outono.

Número de fêmeas para cada macho
 
Quando machos e fêmeas são soltos juntos, em liberdade, a proporção deve ser de 3 carneiros para l00 ovelhas e quando a monta for realizada à mão, de 50 a 70 fêmeas.

Período de gestação
 
O das ovelhas varia de l44 a 150 dias.

Castração
 
Todos os cordeiros que não forem selecionados para a reprodução, devem ser castrados, para que sejam evitados acasalamentos indesejáveis. Ela se destina a neutralizar, sexualmente,os animais castrados e não deve ser realizada em dias muito frios ou de muito calor. Os cordeiros devem ser castrados o mais cedo, possível, logo que os seus dois testículos desçam para a bolsa, o que acontece quando eles estão com l0 a 15 dias de idade. Além de neutralizados sexualmente, os cordeiros castrados novos, engordam melhor, a sua carne apresenta melhor qualidade e a sua lã torna-se mais densa, resistente , além de uma boa elasticidade e um comprimento uniforme.

Corte da cauda
 
É uma operação importante e indispensável, que deve ser realizada em todos os ovinos novos, quando atingem l0 a 15 dias de idade, como uma importante medida de higiene, pois a cauda, não só os incomoda muito, como serve como um verdadeiro depósito barro, sujeiras, excrementos, carrapichos, espinhos e outras sujeiras. Além disso, e o que é muito importante, facilita os acasalamentos.

Pastagens
 
As ovelhas devem ser soltas em pastos o mais planos possível, limpos, com vegetação baixa e de boa qualidade.
 
 
 
 
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

ilustracao do produto DVD : Inseminação Artificial em Caprinos e Ovinos
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre
ilustracao do produto DVD : Equipamentos de Proteção Individual para o Manejo Seguro de Agrotóxicos (E.P.I)
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb