Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Como fazer terraços em curva de nível em pequenas áreas

autor: Redação RuralNews
data: 13/01/2014

 
Os terraços em curva de nível são verdadeiros degraus, mais ou menos largos, feitos em terrenos inclinados, para evitar que as águas das chuvas caiam sobre a terra e deslizem para baixo, levando sua camada superficial, de humus, deixando-a cada vez mais "fraca" e menos fértil.

A marcação do terreno em curvas de nível, para a construção dos terraços, pode ser feita de maneira prática e eficiente, com o pé-de-galinha, muito simples e que pode ser feito no próprio sítio ou fazenda. Consta de uma régua de madeira de 3m de comprimento e 5cm de largura, tendo pregados, em cada uma de suas extremidades, e em ângulo reto, um sarrafo igual ao outro, mas medindo 1 a 1,20m de comprimento, servindo de pernas. Como reforço colocamos um sarrafo preso a cada uma das pernas e à haste principal. Sobre esta, fixamos um nível de pedreiro e o aparelho estará pronto.

Usá-lo é mais fácil do que explicar como fazê-lo. Basta chegarmos ao local em que pretendemos iniciar a curva de nível e apoiar os seus pés, de maneira tal, que fique bem na horizontal, o que pode ser verificado pelo nível de pedreiro nele acoplado.

Com uma enxada ou uma pequena estaca de madeira ou de bambu, marcamos os lugares em que estão apoiados cada um dos pés do aparelho e, depois, o giramos sobre um de seus pés e marcamos o lugar em que se apoiou o pé que mudou de lugar. Continuamos, assim, rodando o pé-de-galinha, até o local em que deva ser terminada a marcação da curva de nível. Verificamos, então, que fizemos uma linha horizontal, acompanhando o perfil do terreno. Depois, é só cavar em cima das marcações e a uma distância que corresponda à largura que desejamos do terraço, mas com uma ligeira inclinação para o lado do barranco.

Plantação em curva de nível

Há vários casos a considerar:

a) a plantação é feita em carreiras seguindo a marcação da curva de nível;

b) as plantas são plantadas nos terraços já prontos;

c) são feitas somente as covas, em curvas de nível;

d) são feitas "coroas" ou seja, escavações circulares, em curva de nível e nas quais são feitas covas para o plantio de árvores frutíferas e outras.
 
 
 
 
 
 
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

ilustracao do produto DVD : Leite Agroecológico - Pastoreio Voisin & Homeopatia
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre
ilustracao do produto DVD : Hortaliças em Estufas
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb