Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

As Raças de búfalos

autor: Redação RuralNews
data: 25/09/2013

 
Existem muitos tipos e raças de búfalos, espalhadas por todo o mundo, tanto os chamados búfalos domésticos quanto aqueles que ainda vivem em estado selvagem. Nesta segunda condição, encontramos na Índia e Sri Lanka, o búfalo da raça Arni. Em outras regiões, principalmente nas Filipinas e Indonésia, encontramos as raças Tamarao e a Anoa, respectivamente.

Para fins comerciais e industriais, existem as chamadas raças domésticas, criadas em regime intensivo, semi-intensivo ou extensivo e podem ser destinadas à produção de carne, leite ou mista (carne e leite).

A espécie de búfalos domésticos (bubalus bubalis) apresenta uma divisão que norteia os rumos das criações, de acordo com as características dos animais. Sob este ponto de vista, os búfalos se dividem em búfalos de rio e búfalos de pântano.

Os búfalos de rio são mais indicados para a produção de carne e leite, sua pelagem é predominantemente preta e são encontrados em praticamente todas as regiões do planeta. Neste grande grupo de búfalos, são encontradas as raças
 
- Murrah;

 
- Jafarabadi;

 
- Nili-Ravi;
 
 
- Mehsana;
 
 
- Toda;
 
 
- Tarai;

 
- Manda;

 
- Kalandi;
 
 
- Desi;

 
- Jerangi;

 
- Kundi;

 
- Pandharpuri;

 
- Sambalpur;

 
- Kanara do Sul.

Os búfalos de pântano são mais apropriados para trabalhos de tração e muito utilizados em países asiáticos, para este fim. A raça mais importante do grupo de búfalos de pântano é a Carabau, considerada a melhor para ser utilizada como força de tração. As raças desse grupo apresentam vários tipos de pelagem como a vermelha, malhada e cinza-escuro.

Uma raça de grande importância, desenvolvida da Itália e que já se espalhou por diversas regiões do mundo é a raça Mediterrânea, que também é criada no Brasil.

Existe a possibilidade e a prática de cruzamento entre as raças de búfalos mas não é possível efetuarmos o cruzamento entre bubalinos e bovinos, pois há uma incompatibilidade ou barreira genética, ou seja, uma diferença no número de cromossomos entre bovinos e bubalinos que inviabiliza a produção de um híbrido.

Atualmente, há uma crescente preocupação no aprimoramento ou especialização das raças de búfalos, principalmente visando a produção de carne. Apesar disso, as melhorias genéticas já alcançadas pela criação da raça mediterrânea e do aprimoramento da Murrah, por exemplo, beneficiaram mais a produção leiteira do que a de carne.
 
 
 
 
 
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

ilustracao do produto DVD : Leite Agroecológico - Pastoreio Voisin & Homeopatia
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre
ilustracao do produto DVD : Hortaliças em Estufas
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb