Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Mamão havaí ou papaia

autor: Redação RuralNews
data: 23/09/2014

 
O mamão Havaí ou Papaia tem a vantagem de ser precoce e de produzir durante todo o ano, quando em climas favoráveis e tratos culturais adequados, além de atingir bons preços. É uma cultura que está encontrando uma aceitação cada vez maior no mercado interno. Os primeiros frutos são colhidos aos 11 meses após o plantio e depois durante 2 anos, quando as plantas são abandonadas porque crescem demais e ficam difíceis de serem manejadas contra pragas, doenças, etc.

Devemos plantar os mamões em lotes, de acordo com as épocas, de maneira tal que, quando um lote for abandonado, outro já esteja em produção, em seu lugar, para evitar que haja quebra na produção. Isso deve ser feito, tanto em grandes quanto em pequenas plantações, para uso doméstico.

Local da plantação

Adapta-se bem a qualquer tipo de solo, desde que profundo e permeável mas, os mais indicados são os argilo-arenosos, podendo ser plantado em todo o Brasil, de São Paulo para o Norte. Como não resiste à água empoçada em suas raízes, por 48h, não deve ser plantado em terrenos muito úmidos que ficam encharcados com facilidade ou de difícil drenagem. O Mamoeiro é, no entanto, muito exigente quanto à sua necessidade de água e não havendo chuvas em quantidades satisfatórias, é necessário irrigar as plantações, principalmente as novas. Esterilidade e diminuição do tamanho dos frutos podem ser conseqüências da falta de água.
 
A temperatura influi muito no desenvolvimento e na produtividade dos mamoeiros, sendo as mais aconselháveis entre 19 e 25 ºC, devendo ser evitadas as médias inferiores a 16 ºC. Em regiões muito sujeitas a ventos fortes, devemos proteger os mamoeiros com quebra-ventos.

Plantio

O plantio é feito por sementes. Devemos selecioná-las, retirando-as de mamões sadios, livres de pragas e doenças, de tamanho e conformação ideais, mesmo que comprados em outras plantações ou mesmo no comércio. Depois, podemos obtê-las na própria plantação, de mamões com as características já mencionadas, mas escolhidos de plantas fortes, sadias, precoces e de alta produção, mas nunca de mamão macho.

Devemos semear em saquinhos de plástico de 11x23cm, cheios 1 mês antes do plantio das sementes, com uma "terra" composta de: esterco ou composto bem curtidos ? 1 parte, para 3 partes de terra. Podemos colocar, ainda, 20kg de adubo da fórmula 4-12-8 por metro cúbico da mistura. Em cada saquinho são colocadas 5 sementes, cobrimos com palha de arroz ou capim seco, picado e regamos ou irrigamos regularmente, mas sem excesso. Assim que nascem, fazemos um desbaste, deixando as 3 melhores mudas em cada saquinho, no qual permanecem até atingirem 10 a 15cm de altura, quando as transplantamos para o local definitivo.

Preparação do solo

Nas pequenas plantações, pode ser feita a enxadão ou à enxada mas, nas culturas comerciais, devem ser feitas a aração e a gradeação mecânicas. A acidez do solo deve ser corrigida de acordo com os resultados das análises. Com um arado ou riscadeira, fazemos os sulcos de demarcação das covas e com um ligeiro declive para facilitar a irrigação. As covas podem ter 40x40x40cm ou 50x50x50cm, com espaçamentos de 3,5m entre os sulcos e de 3m entre as plantas.

Colheita

É realizada, em geral, 1 ano após o plantio e quando os mamões estão "no ponto", isto é, quando começam a ficar amarelados. Devem ser colhidos com todo o cuidado para não ficarem feridos, o que deprecia o seu valor, pois sua casca é muito fina. Como o "leite" do mamão é irritante, o melhor é o uso de luvas e mangas compridas, para sua colheita.

Os mamões são classificados de acordo com o seu estado de maturação (tipos 6 a 16). São embalados envoltos em papel fino, em caixas de madeira, com tampa, medindo 38x30x15cm, com maravalha no fundo.
 
 
 
  
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

ilustracao do produto Livro: Criar Aves é Bom e Lucrativo
R$ 45.00
em até 4x sem juros
botao compre
ilustracao do produto DVD : O Pomar Caseiro - Frutas o Ano Todo
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb