Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

A chicória

autor: Redação RuralNews
data: 27/01/2014

 
A chicória (Chicorium indivia, L.) é uma hortaliça muito parecida com a alface, podendo ser da variedade lisa ou crespa. É muito consumida em saladas, principalmente a sua variedade lisa, que também é conhecida como escarola ou indívia. A chicória é bem adaptada aos mais variados tipos de clima, principalmente a do tipo escarola, que produz folhas grandes com largura, em média de 40cm. Uma cabeça dessa variedade pode ultrapassar 1kg. Em sua composição, encontramos proteínas, sais minerais (cálcio, fósforo e ferro), além das vitaminas A, B1, B2 e cerca de 10mg de vitamina C, em cada 100g desta hortaliça.

Apesar de ser bem adaptada a diversas condições climáticas, a chicória apresenta um desenvolvimento melhor em temperaturas que variam de 13 a 22ºC, apesar de suportar temperaturas de até 7ºC. Temperaturas acima de 25ºC afetam o desenvolvimento da planta, que fica com folhas mais grossas e menores.

Prefere solos areno-argilosos, férteis, ricos em matéria orgânica, drenados e com o pH entre 6 e 6,8. Antes do plantio, deve ser feita uma análise do solo e, se necessário, receber calagem e adubo orgânico. De qualquer maneira, a adubação orgânica deve ser feita, para que as camadas mais superficiais tenham muitos nutrientes, pois é desta parte do solo que a chicória retira a maior parte dos nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Esta adubação deve ser feita no preparo da terra e, também, por cobertura, cerca de 25 dias após o plantio.

Em regiões com verão ameno, a chicória pode ser plantada durante o ano todo e em regiões mais quentes, recomenda-se o plantio entre março e julho. A colheita é feita aproximadamente 70 dias após o plantio, dependendo da variedade. A chicória lisa é a variedade com maior valor comercial e é colhida em até 80 dias após a semeação.

As doenças e pragas que atacam a chicória são basicamente as mesmas que atacam o alface, que são os pulgões, lesmas, caracóis e insetos que mastigam suas folhas. As doenças mais comuns são a podridão-basal, a vira-cabeça, a septoriose e a queima-de-saia, entre outras. Podem ser combatidas com o uso de defensivos ou por métodos naturais. A melhor prevenção é manter a horta limpa e com o solo sempre suprido de nutrientes, que darão resistência maior às plantas.

Seu plantio é feito em sementeiras, com sulcos de 1cm de profundidade e um espaçamento de 10cm entre eles. Em geral, utiliza-se cerca de 3g de sementes por metro quadrado. Quando as mudas atingem 10cm ou apresentam cerca de 5 folhas, devem ser transplantadas para o local definitivo, onde serão plantadas com um espaçamento de 30x30cm, somente as mudas que estiverem em melhores condições, com folhas mais fortes.

A horta deve estar sempre limpa, livre de invasoras. Nas sementeiras, devem receber regas duas vezes por dia e no local definitivo, as regas passam para apenas uma vez ao dia.
 
 
 
 

 

 

 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

ilustracao do produto DVD : Cultura do Milho Para Alta Produtividade
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre
ilustracao do produto DVD : Guia Prático da Doma - Iniciação de Potros (3 DVD's)
R$ 126.00
em até 4x sem juros
botao compre

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb