Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Criação comercial de animais silvestres

autor: Redação Ruralnews
data: 16/10/2014

Atualmente, no Brasil, a criação comercial de animais silvestres está se tornando uma alternativa de negócio pecuário cada vez mais lucrativa. A demanda crescente por carnes consideradas exóticas, peles e couros com características diferenciadas estão aquecendo as vendas no mercado interno e as exportações.

Dentre as criações de animais silvestres que mais estão crescendo no Brasil, podemos destacar as criações de jacaré, capivara e paca. Todas as criações de animais silvestres, com fins comerciais ou preservacionistas devem obter autorização governamental e registro no IBAMA. Desta forma, os interessados em iniciar uma dessas criações devem, primeiramente, entrar em contato com o IBAMA e tomar conhecimento das exigências legais. Lembramos que a capturar animais silvestres sem autorização é crime.

Capivara

A capivara é o maior roedor brasileiro e produz carne de uma maneira muito mais eficiente que os bovinos. Isto quer dizer que o aproveitamento do alimento pela capivara é maior que o dos bovinos (cerca de 6 vezes mais eficiente). É um animal de fácil manejo e grande rusticidade. A pele da capivara é um produto de boa aceitação no mercado mundial, principalmente devido à sua característica elástica. A criação não requer muita área, podendo ser iniciada em áreas de até 50 metros quadrados, com parte coberta com cocho, manjedoura e um tanque para banhos. È um animal herbívoro, que se alimenta, basicamente de forragens verdes e complementos alimentares.

Jacaré

O jacaré é um réptil que habita o planeta desde as eras pré-históricas, tendo sido um "contemporâneo" dos grandes dinossauros. No Brasil, existem 5 espécies e 2 subespécies. As mais criadas em cativeiro, com fins comerciais são o jacaré do pantanal, o jacaré-do-papo-amarelo e o jacaré da Amazônia. É um animal que se adapta muito bem ao cativeiro e que pode proporcional grandes lucros aos criadores. Com 2 anos de idade, já está no ponto para abate. Sua carne e couro são reconhecidos internacionalmente e apresentam um alto valor de mercado. No Brasil, nos últimos anos, houve um grande aumento na demanda pela carne de jacaré. Já o couro desse animal é uma unanimidade mundial, por ser um produto de alta qualidade. É, atualmente, o animal silvestre cuja carne e couro são melhor aceitos no mercado.

Paca

As pacas gostam muito de água e são ótimas nadadoras. É um grande roedor só perdendo, no Brasil, em tamanho para a capivara. Sua carne é muito apreciada e havendo uma demanda crescente no mercado interno, principalmente nas grandes redes de churrascarias espalhadas por todo o território nacional. Também não necessita de grande áreas para sua criação, que pode ser iniciada em áreas de 30 metros quadrados, nos quais podem ser colocados 1 macho e duas fêmeas.
 
 
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

ilustracao do produto DVD : Biodiesel - O Negócio do Século
R$ 103.00
em até 4x sem juros
botao compre
ilustracao do produto LANÇAMENTO!! - DVD : Pelagem - Resenha e Exterior do Cavalo
R$ 126.00
em até 4x sem juros
botao compre

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb